Título dá área

A Ecorodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação, importação e a circulação de bens para o mercado interno.

 
 
 

Compromissos

Grupo EcoRodovias > Sustentabilidade > Responsabilidade Socioambiental > Compromissos

 

ISO 26000

 

Após análise crítica realizada pela KPMG, foi constatada que a EcoRodovias pratica as premissas estabelecidas pela ISO 26000.

 

No diagnóstico feito pela empresa Key Associados e avaliado pela KPMG, a EcoRodovias atingiu a marca de 9,5 em uma escala de 0 a 10, de maturidade da Gestão de Responsabilidade Socioambiental.

 

A ISO 26000 é a primeira norma internacional de Responsabilidade Social e oferece diretrizes sobre responsabilidade social empresarial, com ênfase para o cumprimento do desenvolvimento sustentável.

 

O Grupo EcoRodovias é a primeira companhia no setor de infraestrutura e logística integrada a reafirmar seu compromisso empresarial com a sociedade, investidores e demais públicos de relacionamento ao seguir as diretrizes desta ISO.

 

A norma abrange sete temas: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, governança organizacional, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores e envolvimento e desenvolvimento comunitário.

 

 

PACTO GLOBAL

 

A EcoRodovias tornou-se, em 2014, signatária do Pacto Global, da ONU.

 

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

 

Os 10 princípios

Direitos Humanos

1.    As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

2.    Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

 

Trabalho

 

3.    As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4.    A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5.    A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6.    Eliminar a discriminação no emprego.

 

Meio Ambiente

 

7.    As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8.    Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9.    Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 

Contra a Corrupção

 

10.  As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

 

NA MÃO CERTA

 

O Grupo EcoRodovias é signatária do Programa Na Mão Certa, da Ong Childhood Brasil, que combate a exploração sexual infantil, especialmente junto aos portos e pontos mais suscetíveis das rodovias.

 

POR UMA ESTRADA SEM ACIDENTES

 

A companhia é signatária da campanha “Por uma Estrada sem Acidentes”, lançada pela ONU, cujo principal desafio é reduzir em 50% as ocorrências em todo o mundo.