Título dá área

A Ecorodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação, importação e a circulação de bens para o mercado interno.

 
 
 

Mudanças Climáticas

Grupo EcoRodovias > Sustentabilidade > Meio Ambiente > Mudanças Climáticas

Em 2016, a Ecorodovias reduziu as emissões absolutas de GEE de suas operações em 2,0%(apenas concessionárias), superando a meta de redução que era 1,0% em relação ao ano anterior.

 

Desde 2010, a Ecorodovias realiza seus inventários de emissão seguindo a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.

 

O Grupo realiza seu inventário de emissões garantindo a conformidade de seus dados através de Verificação Externa realizado pela KPMG, o que confere a categoria Ouro ao trabalho.

 

Escopo 1 - 9.573 Toneladas CO2 Equivalente: Combustível utilizado pela frota,equipamentos e geradores 

 

Escopo 2 - 3.457 Toneladas de CO2 Equivalente: Energia elétrica comprada

 

Escopo 3 - 1.563 Toneladas de CO2 Equivalente: Viagens a serviço da empresa e transporte de funcionários

 

Pelo quarto ano consecutivo, em 2016, a EcoRodovias compensou os gases de efeito estufa (GEE), por meio de aquisição e do cancelamento voluntário de créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto, fazendo parte do Programa Amigo do Clima.

 

Os projetos MDL utilizados para a Compensação das emissões de GEE foram:

 

i. Aterro Sanitário de Manaus: onde o biogás gerado é coletado e queimado, com alta eficiência e geração de energia, evitando assim as emissões de metano e gerando energia limpa;

 

ii. Granja de Suínos: nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, onde a emissão de metano é evitada por meio da utilização da tecnologia dos biodigestores;

 

iii. Matriz Energética Industrial: descarbonização da matriz energética industrial, em Sorocaba-SP, através troca do combustível (carvão/combustíveis derivados do petróleo) pelo gás natural.

 

iv. Granja de Suínos: nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, onde a emissão de metano é evitada por meio da utilização da tecnologia dos biodigestores;

 

v. PCH Ouro: geração de energia elétrica de origem renovável, no município de Barracão-RS, auxiliando o atendimento da demanda energética brasileira e contribuindo para o desenvolvimento sustentável;

 

vi. CERPA: Usina, localizada em Serrana-SP, que produz açúcar e álcool anidro e hidratado,  gera sua própria eletricidade através da utilização do bagaço da cana de açúcar.

 

Para o Ecoporto foram compensadas todas as emissões Diretas (Escopo 1) e Indiretas pelo consumo de energia (Escopo 2). Para as Concessionarias foram compensadas todas as emissões Diretas (Escopo 1), Indiretas pelo consumo de energia (Escopo 2) e as demais emissões Indiretas (Escopo 3).

 

Todas as emissões diretas e indiretas da Companhia foram neutralizadas. No total foram compensadas 11.230,68 tCO2e.

 

Acesse a Ação de Compensação do Grupo Ecorodovias utilizando o código de rastreamento AC17062 no site www.amigodoclima.com