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A Ecorodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação, importação e a circulação de bens para o mercado interno.

 
 
 

Engajamento Stakeholders

Grupo EcoRodovias > Sustentabilidade > Gestão Sustentável > Engajamento de Stakeholders

A EcoRodovias tem um relacionamento transparente, ético e respeitoso com os diversos públicos com os quais se relaciona. São eles:

O cruzamento de pesquisas internas e externas resulta no engajamento dos nossos demais stakeholders, além de revelar  quais temas serão priorizados dentre os diversos  projetos e ações socioambientais.
Os Comitês de Sustentabilidade de cada Unidade de Negócio auxiliam na implantação da pesquisa e elaboram os planos de ação originados pelo resultado desta. Veja nossos principais canais de relacionamento:

Governo: O Grupo EcoRodovias mantem relacionamento ético e transparente com o governo e os poderes concedentes, com o fornecimento fidedigno de informações e cumprimento das obrigações dos contratos de concessão.

Fornecedores:  O relacionamento diário com os fornecedores é baseado em ética , parceria mútua, respeito e transparência de decisões.

Acionistas, Investidores e Instituições Financeiras: A área de Relações com Investidores do Grupo EcoRodovias mantem contato regular com acionistas e investidores. O relacionamento da empresa com este público é baseado na comunicação precisa e transparente.

Comunidade: O Grupo EcoRodovias, por meio de suas controladas, mantem relacionamento com as comunidades onde atua através de projetos de responsabilidade socioambiental.

Associações e Entidades de Classe: A EcoRodovias participa de associações e entidades de classe, procurando manter um diálogo permanente e buscando construir relações produtivas e harmoniosas com estes públicos.

Mídia: A companhia mantem relacionamento ético e transparente com a mídia fornecendo informações precisas para prestação de serviços para todos os interessados

Colaboradores: A Empresa interage diariamente com seus colaboradores, aceitando a diversidade e preservando a integridade física, moral e psicológica; mantém políticas de remuneração e de ascensão profissional baseadas exclusivamente no mérito individual, envolvendo o desempenho e as competências de cada um.

ONG: Eventualmente a empresa também conta com o apoio de ONGs nas ações desenvolvidas, tendo relacionamento ético e transparente.

Usuários: Profissionais capacitados e canais de comunicação como twitter, aplicativo e site, são disponibilizados diariamente aos usuários da EcoRodovias, garantindo, assim, a prestação de serviços com transparência, respeitando as diversas opiniões e sugestões, com um atendimento de qualidade em todos os serviços e unidades administradas.

Concorrentes: A EcoRodovias mantem a civilidade no relacionamento com a concorrência, utilizando o mesmo tratamento que se espera ter por parte dela. A busca por novos contratos segue princípios econômicos em competição leal com a concorrência, na observância das normas legais regularmente aplicáveis.

 

CONSULTA AOS STAKEHOLDERS

 

A última versão do GRI (Global Reporting Initiative) – G4 enfatiza a necessidade das Organizações de concentrarem o processo de elaboração do relatório e o produto final em tópicos materiais para suas atividades e seus principais públicos de relacionamento (stakeholders).

 

As organizações têm uma ampla gama de tópicos que podem incluir no seu relatório. Os materiais são aqueles que podem ser razoavelmente considerados importantes por refletirem os impactos econômicos, ambientais e sociais da organização ou influenciarem as decisões de stakeholders, devendo, portanto, ser incluídos no relatório.

 

O processo de materialidade auxilia a organização a definir um limiar a partir do qual alguns aspectos são mapeados como mais expressivos e, portanto, passam a receber um olhar mais aprofundado. Esse processo permite a organização focar naquilo que importa e onde importa, e assim, ser capaz de desenvolver a gestão e a comunicação de forma mais assertiva.

 

 Em 2014 realizamos consultas aos públicos das Concessionárias de Rodovias do Grupo, através do Teste de Materialidade, a fim de construir uma nova matriz de temas materiais identificando quais temas sociais, ambientais, econômico-financeiros e de governança devem ser aprofundados em nosso Relatório Anual de Sustentabilidade.

 

As consultas foram presenciais e envolveram 123 pessoas, sendo estas representantes do governo, colaboradores, usuários, fornecedores, comunidades, entidades e associações de classe dos municípios onde estão às cinco rodovias administradas pelo Grupo, e também participou desse processo a diretoria da holding. Em grupos, esses participantes avaliaram a relevância de 36 temas propostos pela Companhia.

 

As avaliações dos públicos interno e externo foram analisadas, resultando na identificação de 7 temas materiais.

 

- Trabalho Infantil

- Ética e integridade

- Trabalho forçado ou análogo ao escravo

- Saúde e segurança do cliente

- Práticas de Segurança

- Combate à Corrupção

 

Após a resultado do Teste de Materialidade dois temas adicionais foram agregados à lista de Aspectos Materiais pela EcoRodovias:

 

- Governança

- Comunidades locais

 

Apesar de não terem sido considerados de alta relevância pelos stakeholders, consideramos que esses temas são críticos e de extrema importância para nossas atividades e estratégia. Com isso a lista de Aspectos Materiais a serem incluídos no Relatório Anual de Sustentabilidade da EcoRodovias foi finalizada com um total de 9 (nove) temas materiais.

 

A consulta presencial acontecerá a cada três anos.